Lídia Jorge
Lídia Jorge estreou-se com a publicação de O Dia dos Prodígios em 1980, um dos livros mais emblemáticos da literatura portuguesa pós-revolução. Desde então tem publicado vários títulos nas áreas do romance, conto, ensaio e teatro.
Em 1988, A Costa dos Murmúrios abriu-lhe as portas para o reconhecimento internacional, tendo sido posteriormente adaptado ao cinema por Margarida Cardoso. Entre muitos outros, são de realçar títulos como O Vale da Paixão, O Vento Assobiando nas Gruas, Combateremos a Sombra ou Os Memoráveis, obra que tem sido considerada como uma poderosa metáfora da deriva portuguesa das últimas décadas.
Aos seus livros têm sido atribuídos os principais prémios nacionais, alguns deles pelo conjunto da obra, como o Prémio da Latinidade, o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores - Millenium BCP, ou mais recentemente o Prémio Vergílio Ferreira de 2015. No estrangeiro, entre outros, Lídia Jorge venceu em 2006 a primeira edição do prestigiado prémio ALBATROS da Fundação Günter Grass e, em 2015, o Grande Prémio-Luso Espanhol de Cultura.
Programa Ler Mais, Ler Melhor - Vida e Obra de Lídia Jorge:
Programa Ler Mais, Ler Melhor - O livro da vida de Lídia Jorge:
Programa Mar de Letras com Lídia Jorge:
Entrega do Prémio Urbano Tavares Rodrigues (2015):
Programa Baseado Numa História Verídica com Lídia Jorge:
Intervenção de Lídia Jorge na sessão pública Liberdade para os presos políticos de Angola:
Lídia Jorge homenageada no Escritaria:
Festival Internacional da Cultura 2016 - Debate sobre "Literatura e revolução de mentalidades":